208219643 Alvenaria estrutural – Obracenter

Alvenaria estrutural

O bloco de concreto é um material pré-fabricado utilizado, sobretudo, para a construção de paredes e muros. Como os tijolos comuns, os blocos funcionam em conjunto quando empilhados e quando unidos com argamassa ou massa polimérica. Para realizar esta união, os blocos têm um interior oco que permite a passagem de barras de aço e enchimento de argamassa.

Em relação ao seu comportamento térmico, uma parede de bloco pode funcionar corretamente se as medidas adequadas forem tomadas. Por exemplo, é essencial garantir a colocação correta da argamassa em todas as juntas para evitar pontes térmicas. Além disso, pode-se incorporar isolantes - como o EPS ou a lã de vidro e o polietileno como barreira de vapor - no interior dos blocos, e adicionar uma camada isolante, como um reboco exterior.

Nesse sistema, diferente da alvenaria de vedação as instalações hidráulicas e elétricas são realizadas juntamente com a fase de levantamento das paredes nesse sistema construtivo, pois as tubulações são passadas por dentro dos vazados maiores dos blocos estruturais. A localização das tubulações e os tipos de bloco que serão utilizados para saídas delas são especificados na planta da alvenaria estrutural.

Vantagens da Alvenaria estrutural

Os blocos estruturais oferecem um uso menor de materiais e também de mão de obra já que a execução é rápida e planejada. Os blocos estruturais permitem um maior isolamento térmico que chega a ser três vezes maior do que melhor do que nas construções com blocos de concreto e podem ser usados como detalhamento estético e também são resistentes ao fogo. Esses blocos tem a capacidade de suportar o peso da laje ou da cobertura.

Projetos Realizados:



Precisando de ajuda?